25.1.07

O choro do bebê


"Saiba como identificar os tipos e motivos do choro do bebê
da Revista da Folha


Chorar é a forma de o bebê dizer que está com fome, sono, irritado, com dor.
Apesar da angústia, é preciso manter a calma para identificar o motivo e não piorar tudo com estresse desnecessário. No início, a alternativa é a eliminatória.
Avalie se não é: Fome
O leite materno é mais facilmente digerido, por isso o bebê alimentado no peito mama mais vezes, normalmente em intervalos regulares.
A quantidade ingerida, no entanto, nem sempre é a mesma, ainda que o tempo da mamada se mantenha constante. Isso pode dar à mãe a falsa impressão de que seu leite é mais fraco.
Na verdade, ele é que não se satisfez.
Sono
Muitas vezes, o bebê quer dormir, não consegue e se irrita.
Calor
Alguns pais tendem a colocar muita roupa nos bebês. Cuidado o excesso de agasalho pode levar à desidratação
Barulho
TV, rádio, aparelho de som, telefone e gente falando alto podem deixá-lo irrequieto.
Limpeza
O bebê pode ficar irritado com a fralda molhada ou suja.
Cólica
Ocorre geralmente até o terceiro mês por causa da imaturidade intestinal. O problema é agravado pelo choro, quando o bebê engole ar e acaba acumulando gases.
Receitas caseiras
1. Esquente um pano com ferro morno e coloque-o na barriga da criança
2. Flexões das coxas sobre o abdome ajudam na eliminação de gases Se não for nada disso...
Dê um banho
Faça uma massagem suave na barriga
Coloque uma música calma
Converse com ele. A voz da mãe tranquiliza a criança
Ponha-o no colo e embale-o
Coloque-o em contato com a pele, a respiração e o cheiro da mãe o ajudam a se lembrar do útero e a se acalmar

Mas saiba que... O bebê pode chorar mesmo com todas as suas necessidades satisfeitas, sobretudo entre 3 e 12 semanas. Uma pesquisa da Universidade de Harvard sugere que esse choro pode ser uma forma de comunicação de bebês com muita vitalidade. Para o pediatra americano T. Berry Brazelton, a razão é outra. Segundo ele, a crise que acomete bebês regularmente no final da tarde, normalmente identificada como cólica, pode ser um "desabafo" do seu sistema nervoso imaturo à sobrecarga de estímulos acumulados ao longo do dia."

Coloquei essa reportagem da folha porque uma das coisas que angustião as mães é o choro do bebê. Enquanto eles não falam realmente é muito complicado atender as suas solicitações e resolver o problema do choro. A eliminatória é a melhor solução. Fome, fralda, calor, frio, aconchego da mãe, se nada resolver e o bebê estiver com choro ininterrupto e encolhendo as perninhas. È a maldita cólica! Aí você precisará de toda a paciência do mundo, de toda mesmo, porque não tem hora de começar e nem de terminar... use um paninho morno ou esquente a barriguinha da criança na sua. Cante, embale e aguarde a cólica passar...
Depois se for manha vai ficar difícil saber ... mas com 6 meses se ainda chorar pode ter certeza, aí é manha. Enfim você terá mimado demais e é hora de cortar os mimos em excessos. Tudo isso é muito complicado quando temos amor, pena de deixar nossos filhos em casa para trabalhar. Mas se faz necessário, quem quer um filho pirracento? Mas todos eles nos testam, impõe vontades e choram. Mas na vida só os excessos é que são demais o resto é válido e normal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário