11.1.07

A escolha do meu nome


A escolha do meu nome não foi uma tarefa nada fácil. Primeiro porque os nomes masculinos existem em menos número e variedade do que os femininos. Apesar de que papai e a maioria das pessoas acharem que mamãe esperava uma menina, essa batia o pé que deveriam escolher um nome masculino. Depois de muito pensarem ... ficaram com duas opções: Eric ou Vinicius.
Papai não aceitou nenhuma outra opção de mamãe. Para evitar apelidos e confusões, mamãe escolheu por Vinicius.
Por que o nome Vinicius? Além de não ser muito comum nos dias de hoje, é bonito e tem boa sonoridade.
Outras razões:
"Vinicius, Vinícios, Vinício: Significa vinicultor (aquele que cultiva uva) e indica uma pessoa ousada e criativa, que se destaca em qualquer grupo que freqüente. Todos admiram sua originalidade e isso lhe permite fazer muitos amigos e também diversas conquistas amorosas
E ainda:
· Vinícius
- Latim
- Significado: Que tem voz agradável.
E mais:
O biógrafo de Vinicius, José Castello, autor do excelente livro "Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão - uma biografia" nos diz que o poeta foi um homem que viveu para se ultrapassar e para se desmentir. Para se entregar totalmente e fugir, depois, em definitivo. Para jogar, enfim, com as ilusões e com a credulidade, por saber que a vida nada mais é que uma forma encarnada de ficção. Foi, antes de tudo, um apaixonado — e a paixão, sabemos desde os gregos, é o terreno do indomável. Daí porque fazer sua biografia era obra ingrata.Dele disse Carlos Drummond de Andrade: "Vinicius é o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão. Quer dizer, da poesia em estado natural". "Eu queria ter sido Vinicius de Moraes". Otto Lara Resende assim o definiu: "Manuel Bandeira viveu e morreu com as raízes enterradas no Recife. João Cabral continua ligado à cana-de-açúcar. Drummond nunca deixou de ser mineiro. Vinicius é um poeta em paz com a sua cidade, o Rio. É o único poeta carioca". Mas ele dizia nada mais ser que "um labirinto em busca de uma saída". O que torna Vinicius um grande poeta é a percepção do lado obscuro do homem. E a coragem de enfrentá-lo. Parte, desde o princípio, dos temas fundamentais: o mistério, a paixão e a morte. Quando deixa a poesia em segundo plano para se tornar show-man da MPB, para viver nove casamentos, para atravessar a vida viajando, Vinicius está exercendo, mais que nunca, o poder que Drummond descreve, sem conseguir dissimular sua imensa inveja: "Foi o único de nós que teve a vida de poeta". "


Então ficou estabelecido que o nome seria Vinicius, que a vida de meu filho possa ser uma poesia ... cheia de amigos, de intensidade e beleza. Como a do grande poeta Vinicius de Moraes, um filho do amor tem que ter um nome de um poeta que amou intensamente e viveu cada momento de sua vida como se fosse o último. Não valorizou o dinheiro, mas sua paixão pelos amigos, pela música, pela poesia e pelas mulheres.

"POEMA ENJOADINHO
Vinícius de Morais
Filhos...Filhos?

Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como o queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filho? FilhosMelhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!"
(Antologia Poética)


Então está aí ... VINICIUS disse tudo sobre os filhos, sobre o amor e a vida!
Meu filho: Uma homenagem ao poeta da vida e do amor. Que ele possa viver intensamente a vida e assim sendo seja muito feliz!


3 comentários:

  1. Anônimo11/1/07

    Estou amando o seu Blog!!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/1/07

    Poxa vida, como vc é intensa!!!! Amei tudo o que vc escreveu, parece mágica suas palavras....e o poema, diz exatamente o que sentimos como pais.....lindo!

    ResponderExcluir
  3. Nivea e Ellen, obrigada pelas palavras. Mas ser mãe é isso aí. É ser intensa, não tem como ser diferente. beijos

    ResponderExcluir