23.2.07

Escolhendo brinquedos

Como escolher um brinquedo para uma criança
Roberto Romera

Brincar não tem somente valor recreativo. Os jogos e brincadeiras refletem e transmitem os valores básicos de uma sociedade, o modo de sobrevivência prevalecente e a sua estrutura. Uma criança consegue brincar ainda que não possua brinquedos. Entretanto, uma vez que se pensa em dar um brinquedo a uma criança, é importante que ele seja adequado à sua idade e desenvolvimento.

1. Até 1 ano : Móbiles, brinquedos de borracha, bolas com textura macia, painéis e brinquedos sonoros, bonecos sem detalhes pequenos que possam ser arrancados.

2. De 1 a 2 anos : Argolas, caixas grandes, objetos com tampa, bolas, brinquedos de encaixe simples, livrinhos de história de pano, plástico ou de papel, com figuras coloridas, cubos de empilhar, jogos de encaixe de pinos, velocípede, cavalinho de madeira, cadeiras de balanço, bonecas, brinquedos de puxar, veículos sem pedais.

3. De 2 a 4 anos : Casa de bonecas, carrinhos para empurrar, brinquedos de encaixe com três elementos, joguinhos de memória, cubos coloridos, discos/fitas de historinhas, massa de modelar, argila, formas, brinquedos musicais, lápis de cera, roupinhas de fantasias (super-heróis, desenhos animados), bicicletas e outros veículos com pedais.

4. De 5 a 6 anos : Jogos com números, material de desenho e pintura, livros de histórias com enredo definido, bonecos para colecionar, brinquedos com controle remoto, bolsas e maquiagem, bijuterias, soldadinhos.

5. De 6 a 7 anos : Livros, jogos com mais concentração, pipas, bola aplicada a jogos coletivos (futebol, vôlei e outros), walkie talkies, aviões, barcos, autoramas.

6. De 8 a 12 anos : Pingue-pongue, experiências químicas, fotografia, jogos de xadrez, damas, simulações e coleções.

Sempre olhando os riscos envolvidos. Principalmente para os pequenos que costumam levar peças na bocas, vejam nas embalagens se é restrito aos menores de 3 anos e se tem selo de garantia. Afinal eles merecem nossos cuidados por todos as partes, principalmente nos brinquedos, as crianças são sempre imprevisíveis. Só deixe eles sozinhos com os brinquedos se você tiver certeza da segurança dele. Erika

Um comentário:

  1. Anônimo2/3/07

    Raio de Sol, vm aqui deixar um recadinho pra vc nesse dia tão especial.....
    Quero desejar pra vc tudo o que desejo para os meus filhos.
    Que vc tenha sempre muita saúde, pra fazer muita arte, que vc cresça uma criança muito feliz e saiba sempre escolher o caminho certo pra sua vida....
    Que Deus te abençõe muito, pra que cresça muito feliz...e tudo mais que um amãe pode desejar ao seu filho......
    Vc é um menino muito lindo e abençoado, pela família que vc tem, que te ama muito.....
    quero que vc seja muito feliz, que vc ame sua festinha...e aprenda bater palminha pra cantar com todo mundo..rs...lindão.
    Vinicius vc é muito especial...beijinhos.
    E a vc Erika, parabéns pela força e coragem que vc passou por tudo...vc resnaceu...e hoje junto com seu filho comemora um ano de vida como mãe.....
    que Deus esteja sempre ao lado de sua família...abençoando, abençoando e abençoando sempre.....
    Ah, e para o papai tb, afinal ele nasceu como pai, parabéns!!!!
    Mil beijos

    ResponderExcluir