23.6.07

Descobrimos o causador do problema (Exantema Súbito)

Bem, de ontem para hoje, o Vinicius apresentou pequena melhora. Ingeriu um pouquinho de alimentação mas nada substancial. Ainda reclama e chora muito. Está muito manhoso e eu ando muito cansada. Não é fácil ser mãe mesmo. E não é para qualquer uma. Ele ainda está muitocaido, um fiapo e isso me preocupando demais. meu emocional está ficando abalado, não só meu, mas de toda família. Hoje apareceram manchas pelo corpo e também o bumbum dele está todo assado. Ele está evacuando toda hora. Sorte que temos a água de coco que hidrata e segura um pouco com seus nutrientes. E isto que tem alimentado ele esses dias. Virou um mosquito. No final da tarde,ele muitoenjoado chorando e eu vendo aquelas manchas, assadura e tudo mais não aguentei liguei para a médica. E ela mandou eu levar ele ao hospital para confirmar o diagnóstico que ela estavame dando. Enfim, foi confirmado. Só que a médica viu várias aftas em sua boca. Bem menos mal. Agora, estou mais calma, sei que não é grave que logo vai ficar bom porque do estado que ele está falaram que somente mais 3 dias. "SOMENTE"!!! Já é muito para quem já está com a criança doente a 5 dias! Sem comer e gemendo... Ai abaixo está tudo explicadinho. Quando chegamos fomos aoaniversário do primo dele e deixei ele em casa com minha mãe. Precisamos relaxar... amanhã é do outro primo, agora podemos curtir uma festinhamais tranquilos... Graças a Deus!!!

EXANTEMA SÚBITO
Sinônimos e nomes populares:
roséola infantum, sexta moléstia, febre dos três dias.
O que é?
É uma doença infectocontagiosa que causa febre, de evolução benigna e que afeta crianças de seis a 36 meses.
Como se desenvolve e se adquire?
O exantema súbito é causado por alguns vírus da espécie herpes vírus humano sendo mais freqüente os do tipo 6 e 7.
A transmissão se faz através das secreções orais, em geral de adultos sadios.
Uma vez adquirido o vírus permanece no organismo por toda a vida, embora não cause mais doença, (portador assintomático). O período entre a aquisição do vírus e o surgimento da doença (incubação) varia de 7 a 10 dias.
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é essencialmente clínico, sendo baseado na história da doença e no exame clínico do paciente.
O que se sente?
Nos primeiros dias o exame pode ser normal ou levemente alterado, com pequenos gânglios (ínguas) no pescoço e ou na nuca, a garganta pode estar avermelhada e com discreto edema. Com ou sem medicação por volta do terceiro dia surge o exantema eritematoso (pele com lesões avermelhadas levemente elevadas) iniciando no tronco e atingindo posteriormente a face, o pescoço e a raiz das coxas.
A febre cede bruscamente, não retornando. A pele permanece avermelhada por mais dois ou três dias, quando então o eritema desaparece sem deixar marcas.
Como se trata?
A doença é autolimitada e cura-se espontaneamente sem deixar seqüelas. Cerca de 10 a 15% dos pacientes podem apresentar crise convulsiva durante a febre. Por isso raramente é necessário o uso de medicações. Estas se restringem a antitérmicos para a febre.
Como se previne?
Ainda não existe vacina nem medidas preventivas eficazes.

2 comentários:

  1. Anônimo25/6/07

    Poxa que chato, espero que seu baixinho esteja bem agora....e vc tb.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ellen, sim já está praticamente bom e eu na luta doméstica até segunda feira. E curtindo ele também, mas tudo é melhor do que vê-lo doente!

    ResponderExcluir