14.3.07

Aprender ensinando!!!


Quarta-feira, enfim...estamos no meio da semana e um tanto cansados. A vida de pais de criança pequena é essa. A rotina é dura, mas trás grandes momentos de alegria. Como ver o filho dar os primeiros passos, a descoberta das coisas, das palavras, a saída dos dentinhos. É tudo muito mágico, como a carinha deles ao conhecerem todas essas coisas. O mundo da criança é um mundo muito especial e quando você acompanha o dia a dia, cada passo, cada evolução... ainda fica melhor. Fica fascinante!!!
De domingo para cá não fizemos nada de novo, a não ser a dura rotina de pais que trabalham fora. Mais para Vinicius um dia nunca é igual a outro, ele tem sempre o que aprender e explorar. Deve ser muito melhor ser criança, depois que chegamos na vida adulta tudo se torna uma mesmice. Tudo muito igual e comum. Acho que o segredo da vida é ser criança, é explorar cada momento, cada detalhe dos objetos, das pessoas e do mundo. È olhar as nuvens, observar a lua, ver os carros indo e vindo. É brincar com os cachorros, é rir das coisas que ninguém acha graça. È ser feliz com que se tem. È saciar suas necessidades com comida, banho e diversão. È repousar quando se quer. Enfim, nem sempre temos a possíbilidade de sermos crianças. Mas devíamos procurar aprender com elas, a viver uma vida mais alegre e mais bonita. Acho que no momento estou mais aprendendo com meu filho do que ensinando. É duro dizer um não, ouvir deve ser pior. Mas faz parte da vida. A minha vontade, ás vezes, é deixar ele livre e solto, se divertindo, aprendendo sozinho com a vida. Mais bem sei que isso não é o melhor para ele. A vida tem perigos que ele ainda não conhece. E sou eu quem deve alertá-lo. Nem sempre suas vontades poderão ser atendidas na vida, e somos nós que devemos ensiná-los. Quando crescemos passamos a entender esse monte de coisas que quando crianças achamos que é pura perseguição. Gostaria de ser uma máquina programada para só dizer sim ao meu filho. Mas o não é dizer sim, sim eu te amo, por isso você não poderá ter tudo. Porque ninguém tem tudo no mundo. O pai é quem deveria ficar com a tarefa de dizer não. Seria muito melhor para nós. Mas acredito que a educação deve ser compartilhada entre os dois, assim eles se sentem numa base familiar mais sólida. Concluindo: ter filho é isso, é amadurecer ... e pensar em um monte de coisas ao mesmo tempo e em coisas que nunca paramos para pensar antes. Filosofar!!!!

3 comentários:

  1. Anônimo15/3/07

    Nossa Erika, vc conseguiu expressar exatamente os nossos sentimentos de mãe...Não é fácil dizer não e ver nossoa filhos chorando e implorando pra poder fazer aquilo. O Rafael, faz isso, ele me desmonta, qd digo não, olha pra mim, como se dissesse, mas porque não posso? E qd ele tena de novo e digo não com mais firmeza, ele chora, é duro, mas faz parte do aprendizado...afinal tudo o que mais qieremos é ver nossos filhos felizes! Beijos Vinicius...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15/3/07

    A ciência já comprovou que o cérebro das mães é mais desenvolvido!! Certamente a maternidade torna as mulheres mais sensatas, ágeis e inteligentes!
    Parabéns para as mães.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas pelos comentários. È acho que consegui falar dos meus sentimentos,mas acredito que sejam comum a todas. beijos

    ResponderExcluir